JudôJudôAs lutas de judô são disputadas em um tatame em área de 14 por 14 metros. As disputas contam com dois árbitros de cadeira e um juiz principal. Qualquer um dos três podem interromper a lutar para consulta recíproca. A duração dos combates é de até cinco minutos e o cronômetro sempre pára quando o árbitro interrompe a luta. Caso termine empatada, a disputa vai para uma prorrogação de cinco minutos no golden-score (quem marcar o primeiro ponto é proclamado o vencedor).
Para vencer a luta sumariamente o atleta precisa aplicar um ippon no adversário. Existem quatro formas de aplicar esse golpe: fazer com que o adversário caia com as costas no chão; imobilizar o adversário por 25 segundos no chão; levar o oponente à desistência por estrangulamento; aplicar uma chave-de-braço torcendo o braço do rival.
Um atleta que consegue aplicar dois waza-aris também é decretado o vencedor. Esse golpe consiste em imobilizar o adversário por 20 segundos e também ocorre quando o oponente cai no tatame, porém não com os dois ombros.
Há ainda o yuko, quando o judoca cai de lado ou é imobilizado entre 15 e 20 segundos. Caso dure entre 10 e 15 segundos, o árbitro decreta o koka