UNIMED DIVINÓPOLIS
A Unimed é a maior experiência cooperativista na área
da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente
em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos
(SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 367
cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 18 milhões de
clientes em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 112 mil médicos, 3.097 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
Além de deter 38% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 18º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11ª consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.
Clientes Unimed contam com mais de 112 mil médicos, 3.097 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
Além de deter 38% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 18º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11ª consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.
SUPERMERCADOS ABC
A escolha do nome da empresa seguiu uma estratégia de marketing bem definida. A preferência era definir um nome pequeno, fácil de guardar e com apelo popular. Assim, a nova empresa da região centro-oeste recebeu o nome de ABC - Alimentos a Baixo Custo. De acordo com o presidente e sócio dos supermercados ABC, Valdemar Amaral, o nome da rede surgiu por acaso. "Eu procurava um nome pequeno e fácil de guardar na mente dos consumidores de todo mundo. Na época, eu acompanhava a descarga de caminhões de óleo ABC. Os homens mais fortes carregavam cada um, três caixas de óleo. Era tudo carregado nas costas, porque não existia palete e nem empilhadeira. Foi então que em um desses trabalhos, uma terceira caixa de óleo escorregou e uma das latas do óleo saiu rolando, aí eu descobri o nome que procurava 'ABC' " , lembrou. O nome ABC lembrava de forma proposital as primeiras letras do alfabeto e siglas conhecidas no setor varejista de alimentos como os supermercados BBB que operava na época em Divinópolis, além da Casa da Banha - CB - com forte atuação em nível nacional.A estratégia era associar o nome da nova empresa ao setor varejista de alimentos. Em pouco tempo, a sigla ABC tornou-se sinônimo de supermercados em Divinópolis e região.
São 21 lojas espalhadas no centro-oeste de Minas Gerais e triângulo, nove em Divinópolis (sendo uma delas o ABC Atacadista) e onze nas cidades de Formiga, Oliveira, Campo Belo, Itaúna, Pará de Minas, Santo Antônio do Monte, Arcos, Araxá e Lagoa da Prata. Além dos pontos de vendas, o ABC conta com um Centro de Distribuição (de linha seca), no Anel Rodoviário Presidente Tancredo Neves, em Divinópolis que é um ponto estratégico onde produtos de higiene e limpeza, mercearia e bazar são recebidos e armazenados para depois serem encaminhados para as lojas. Nesta mesma central funciona também a distribuição de perecíveis (alimentos frios, laticínios e congelados) e a sede administrativa do ABC. A cidade de Divinópolis ainda comporta mais uma central: a frigorífica (onde as peças de carnes são preparadas para serem distribuídas para as lojas em caminhões frigoríficos), localizada no bairro Porto Velho. Já em Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte, o ABC possui uma unidade de apoio, na Ceasa, onde frutas, legumes e verduras são adquiridas para serem distribuídas nas 21 lojas da rede.
O ABC hoje conta com 2.500 colaboradores diretos e mais de 250 indiretos. Pessoas que através de suas atividades transformam a realidade pessoal e empresarial, assim como a realidade regional. Através de sua estrutura de organização e funcionamento, o ABC é novidade onde opera. A Rede de Supermercados ABC comercializa cerca de 16.000 itens (entre mercearia, básicos, perecíveis, hortifrutigranjeiros, açougue, padaria, bazar, limpeza, perfumaria, ... ). As mercadorias são adquiridas de várias empresas fornecedoras de Minas e outros estados. A prioridade de compras são para os produtos regionais, com o objetivo de estimular emprego e renda na região. Mas o ABC também compra, comercializa e importa produtos adquiridos de empresas distribuidoras do país e exterior. Para melhorar a comunicação entre as unidades, os Supermercados ABC estão integrados de forma on-line. Uma loja pode se comunicar com a outra em tempo real através da rede de computadores da empresa. Sempre orientados por pesquisas minuciosas de mercado, diversas formas de investimento são aplicados para a ampliação e melhoria da empresa. Um exemplo, é a constante melhoria de nossas estruturas físicas, reformas e adequações sempre voltados à melhoria do atendimento e bem estar dos nossos clientes.
Também são realidade no ABC, diversos projetos que visam a conservação e o bom funcionamento das unidades. Programas como: B6 "A base para a qualidade", "De Olho no Lucro" - programa destinado a detectar e evitar desperdícios - "GPD" - Gerenciamento pelas Diretrizes - e muitos outros, que levam de forma inteligente a responsabilidade funcional para o colaborador.