Paulo Otávio - Judô

Sou Paulo Otávio Brandão Santos ,tenho 13 anos. Sou atual Tri Campeão Mineiro e Tri Campeão Brasileiro de Judô na categoria Infantil. Patrocinador:Unimed Divinópolis. Enfim: Sou pequeno no tamanho, mas grande no potencial!!!!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Jornal Agora 15/11/2009

Medalhistas do Campeonato Brasileiro
Foi publicado no Jornal Agora em Divinópolis.

Domingo, 15 de Novembro de 2009 .

Na foto: João Vítor Costa Ferreira, Junior e Paulo Otávio.

http://www.jornalagoradivinopolis.com.br/

Sobre o Judô

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Luta e regras:
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.

Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.
Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Proibições
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.

Graduações (faixas)
No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Blog "Judô Brasil em Ação"

Paulo Otávio Brandão de 9 anos é a mais nova promessa do judô mineiro. Ele é atleta do Judô Clube Divinópolis e o atual campeão mineiro e brasileiro em sua categoria e vem em uma grande ascensão.
O atleta conquistou em 2010 o patrocínio do Cruzeiro Esporte Clube, no qual apoia financeiramente e irrestritamente as atividades relacionadas ao atleta.
No último Campeonato Brasileiro das Ligas, em novembro em Brasília, Paulo Otávio ganhou suas lutas por Ippon com menos de 1 minuto de luta. Dono de um Seoi Nage impecável e ashi bem trabalhado, o atleta não vem encontrando dificuldades nos campeonatos que tem participado.
Paulo Otávio se prepara para ser promovido a faixa verde agora em dezembro.
No último dia 12, o atleta foi homenageado durante o XXXIII Torneio da Amizade de Judô promovido pelo Judô Clube Divinópolis, evento este que encerra a temporada do clube.
O atleta está sob orientação do Shihan Marçal Perácio Braga (7º Dan), Sensei Marçal Jr
 (3º Dan) e do Prof. Marcelo Vaz (Aux. Técnico / Preparação Física).
http://judobrasilemacao.blogspot.com

Reportagem "Jornal Gazeta do Oeste"

LUCIANO EURIDES
luciano.eurides@gazetaoeste.com.br
Divinópolis  |  Quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Paulo Otávio
A cidade de Divinópolis ganha cada vez mais adeptos das artes marciais. Um jovem talento da cidade é Paulo Otávio Brandão, de nove anos. Ele luta desde os seis, ganhou patrocínio do Cruzeiro e vai para Brasília onde disputará uma competição de nível nacional.


O garoto é dedicado e esforçado em comparecer e acompanhar os treinamentos. Desde o início sempre vence as disputas. Esse ano é bi-campeão mineiro pela Liga Mineira, campeão Brasileiro de 2009 (Liga Nacional de Judô Brasil) e irá a Brasília disputar o Campeonato Brasileiro das Ligas de Judô, dias 12, 13 e 14 de Novembro.

A competição tem uma previsão de 1200 participantes de várias regiões do Brasil. Segundo professor Marçal Braga Júnior a dedicação de Paulo Otávio o garante como forte concorrente ao bi-campeonato. “Ele surgiu como uma promessa logo no início dos treinos, pela dedicação, pela disciplina e perseverança. Não falta ás aulas, é disciplinado e gosta muito de judô. Tem muito talento a ser lapidado, pois é muito novo, venceu todas a s competições. Como campeão mineiro e defendendo o título tem grandes chances e só perde se der zebra”, avaliou

Esta competição é organizada pela Liga Nacional de Judô e não podemos deixar de citar que a Federação Internacional de Judô, reconhece como a única entidade filiada é a Confederação Brasileira de Judô. A existência destas duas frentes às vezes causa dupla interpretação de resultados.

Segundo o presidente Paulo Dubois, a Liga Nacional de Judô Brasil é uma entidade em crescimento. “Conseguimos conviver com as nossas diferenças, respeitando-as democraticamente e sempre convergindo pelo judô, num ambiente cada vez mais saudável, onde reina o entendimento e o diálogo franco. A LNJ-BRASIL é o reflexo dessa maturidade. A entidade vem crescendo muito e a cada ano ganha mais força na medida em que conseguimos agrupar mais companheiros identificados com os nossos objetivos”, falou.

http://www.g37.com.br/